Instituição

O QUE É E O QUE PRETENDE O FORUM BLUE SCHOOL?

É uma associação civil sem fins lucrativos com sede no Porto, Portugal.
O seu principal objetivo é o de ajudar a construir Consciência Marítima nos cidadãos, sobretudo nos mais jovens, nos líderes das diversas atividades humanas e nos seus governantes.
Visa, portanto e designadamente:
  1. Promover uma Cultura e Visão Marítima Portuguesas, assentes em valores do conhecimento e culturais que contribuam para o reforço da Identidade Nacional e da Afirmação Internacional de Portugal e dos Portugueses, no século XXI, assim como para a promoção do desenvolvimento sustentável e da criação de riqueza, no respeito pelo equilíbrio ambiental do planeta, fazendo de Portugal um ator global relevante no Oceano e nos Assuntos do Mar.
  2. Promover o conhecimento, a cultura e os valores ambientais, através do desenvolvimento de todo o tipo de iniciativas de caráter científico, cultural, lúdico, social ou outros que se insiram na valorização ambiental do País e do Mundo, principalmente no que se refere ao ambiente marinho e à cultura marítima.
  3. Promover o esclarecimento dos Portugueses para que saibam reconhecer e aproveitar a oportunidade histórica que se lhes apresenta neste início do séc XXI de se tornarem atores relevantes globais em Assuntos do Mar e agentes de  desenvolvimento sustentável, colhendo os respetivos frutos na defesa do planeta e na afirmação, no prestígio, no poder e na riqueza de Portugal e dos Portugueses.
  4. Divulgar a Visão do Forum Blue School sobre o Oceano. O Forum olha para o Oceano com uma visão Holística (porque engloba todas as áreas do conhecimento humano) e Global (porque relativa a todo o planeta), reconhecendo todo o seu enorme, determinante e multifacetado papel nos equilíbrios do planeta, no desenvolvimento cultural, social e económico, nas relações de poder, na segurança e felicidade da Humanidade.
  5. Contribuir para uma população mais informada, confiante e com cultura estratégica, marítima e ambiental, com ações a desenvolver sobretudo junto dos jovens estudantes e profissionais e dos demais cidadãos interessados pelos Assuntos do Mar, que ajude à escolha de políticas holísticas de segurança e ocupação, de conhecimento e investigação, de proteção e desenvolvimento do Oceano, muito especialmente do Mar Português.
  6. Valorizar a cultura estratégica e marítima em Portugal e no Mundo, sobretudo junto dos Povos, líderes e governantes dos Países da CPLP e com aqueles com quem se relaciona historicamente.
  7. Promover a criação e reforço de uma rede interativa de pessoas individuais e coletivas, incluindo, dum modo especial, estabelecimentos de ensino de todos os níveis escolares e académicos, outros centros de ensino, formação e, dum modo geral, pensadores ou divulgadores de cultura marítima,  que adotem princípios, políticas e projetos promotores dos valores, finalidades e objetivos apontados.
  8. Produzir e divulgar pensamento estratégico português, assim como elaborar os conteúdos académicos, escolares e formativos, onde e quando se mostre conveniente à sua ação.
  9. Estabelecer protocolos e parcerias com outras pessoas, associações ou instituições, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras para a prossecução das finalidades e objetivos comuns.
Este website será o seu instrumento principal de divulgação.

Últimas Notícias

  • Completaram-se hoje as exéquias do Doutor Adriano Moreira, Adriano José Alves Moreira, que foi nascido em 6 de setembro de 1922 em Grijó, Macedo de Cavaleiros. Faleceu em Lisboa, neste domingo, dia 23 de outubro de 2022. Deixou viúva D.…

Parceiros