Estratégia e Desenvolvimento

TEXTOS BÁSICOS E DE REFLEXÃO - Estratégia e Desenvolvimento


Estratégia é o modo de ver o Mundo a partir de um determinado espaço e utilizando os vários saberes humanos. Trata-se, assim,  de uma Visão Holística e Global.
O Forum assenta e desenvolve o seu pensamento estratégico a partir do conhecimento da realidade mundial e da reflexão que faz sobre a mesma. Tudo a partir da Europa e da Centralidade Atlântica de Portugal e do Espaço (quase arquipelágico) Português.
Tal reflexão ganha com a consulta e o estudo de documentos já divulgados e ao alcance de todos que, pela sua qualidade estratégica, são merecedores dessa atenção e orientadores de decisão e ação.
Assim e, também por aqui, ajudamos a CONSTRUIR CONSCIÊNCIA MARÍTIMA incentivando a consulta e o estudo desses textos básicos e de reflexão, que serão acrescentados por outros, sempre que possível e  oportuno.
Elemento necessariamente presente cada vez que se reflita sobre questão estratégica  é o da carta com informação geográfica e, para quem a saiba ler, informação geopolítica e estratégica.
No caso e para facilitar a visão global e a compreensão da sua Centralidade Atlântica, o Forum localizou Portugal e os seus espaços marítimos no mundo em planisfério. Consulte-o assim como a explicação das suas cores.

Relatório da Comissão Estratégica dos Oceanos I

Relatório da Comissão Estratégica dos Oceanos II

Hypercluster da Economia do Mar, SAER/ACP

Estratégia Nacional para o Mar

O Mar - um Oceano de Oportunidades para Portugal, Cadernos Navais

O Mar em Perspetiva, Cadernos Navais

Áreas de Interesse Estratégico de Portugal, Revista Nação e Defesa

Portugal, como potência costeira, Cadernos Navais

Últimas Notícias

  • Completaram-se hoje as exéquias do Doutor Adriano Moreira, Adriano José Alves Moreira, que foi nascido em 6 de setembro de 1922 em Grijó, Macedo de Cavaleiros. Faleceu em Lisboa, neste domingo, dia 23 de outubro de 2022. Deixou viúva D.…

Parceiros